online website builder

Publicações

Cada título da coleção EDUTalks reúne, a par de uma contextualização do tema em debate, as intervenções dos vários convidados.

Estudar é para todos?

Elsa Justino (Administradora dos Serviços de Ação Social da UTAD), João Redondo (Presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado), José Ferreira Gomes (Ex-Secretário de Estado do Ensino Superior) e Leandro Almeida (Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho) debatem o tema da equidade no acesso ao ensino superior.

Há equilíbrio na distribuição regional no ensino superior?

António Fontainhas Fernandes (Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), Carla Sá (Professora de Economia da Universidade do Minho), João Guerreiro (Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior) e Pedro Dominguinhos (Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos) refletem sobre o impacto da redução em 5% do número de vagas das instituições de ensino superior públicas sediadas em Lisboa e no Porto.

Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?

Bárbara Wong, jornalista do Público, moderou o debate "Estão as escolas preparadas para a Autonomia e a Flexibilidade Curricular?", no dia 27 de março de 2019, no Auditório do Colégio Efanor, e que contou com a participação de Ariana Cosme, Carlinda Leite, Filinto Lima e João Barroso.

Como pensar a escola com menos jovens?

Cláudia Sarrico (analista de políticas educativas da OCDE), Conceição Rego (Universidade de Évora), João Firmino (Nova School of Business and Economics) e João Lopes (Universidade do Minho) refletem sobre o impacto que a redução demográfica terá na organização das escolas, na constituição das turmas e na distribuição da classe docente.

Há falta de médicos em Portugal?

No dia 28 de novembro de 2018, decorreu em Matosinhos, no auditório do Colégio Efanor, o debate "Há falta de médicos em Portugal?", que contou com a participação de Manuel Sobrinho Simões (Diretor do IPATIMUP), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos), António de Sousa Pereira (Reitor da Universidade do Porto) e Edgar Simões (Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina).

Educação de infância: o que temos e o que queremos?

Com a participação de Teresa Vasconcelos (ex-Diretora-Geral da Educação Básica), Pedro Cunha (Programa Gulbenkian Conhecimento), Maria Assunção Folque (Universidade de Évora), Ana Teresa Brito (Fundação Brazelton Gomes-Pedro) e Jorge Ascenção (Confederação Nacional das Associações de Pais).

Telemóvel na sala de aula: sim ou não?

Com a participação de Eduarda Ferreira (EU Kids Online Portugal), João Couvaneiro (ANQEP), Filinto Lima (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Júlia Vinhas (CADin), Ivone Patrão (Clínica ISPA), Adelino Calado (Diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelo), Ana Amélia Carvalho (Coordenadora do labTE), João Baracho (Diretor Executivo CDI Portugal), Rita Barandas (Núcleo de Utilização Problemática de Internet) e Carlos Cunha (Escola Secundária Dom Manuel Martins).

Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?

Com a participação de Orlanda Tavares (Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior), Cristina Rocha (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) e João Caramelo (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto).

EDULOG

Av. da Boavista, 1281 - 4º Piso
4100-130 Porto

 

 

Colégio Efanor

Av. Manuel Pinto de Azevedo, 600, 4460-282 Senhora da Hora